Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 946

Fotos

28 de anos de luta

“Aos oito dias do mês de fevereiro do ano de mil novecentos e noventa e um, às quinze horas, no Centro de Convivência da Universidade do Amazonas no Campus Universitário, reuniram-se em Assembleia Geral, [...], os trabalhadores do ensino superior do Estado do Amazonas, para deliberar sobre a seguinte pauta: a) Fundação do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior; b) Discussão e aprovação dos Estatutos; c) Eleição e posse da Diretoria provisória; d) Filiação a uma Central Sindical; e) Filiação à FASUBRA – Federação das Associações e Sindicatos das Universidades Brasileiras”.

E, assim, estava fundado o Sindicato dos Trabalhadores do Estado do Amazonas (SINTESAM). O texto acima é um trecho da primeira ata registrada na instituição. Mas a história da fundação do sindicato começou bem antes. A ideia surgiu a partir da promulgação da Constituição Federal, de 05 de Outubro de 1988, quando os trabalhadores do ensino superior conquistaram o direito de se organizar sindicalmente, o que era proibido até então.

“Na época do Golpe Militar foi proibida a questão de sindicatos. Já com o fim dele, com a redemocratização do país, a nova Constituição, essa possibilidade voltou. Assim, surgiram dentro das universidades as associações, que eram mais voltadas para o lado social, o lazer. E assim foi surgindo a luta, começando nas associações. Depois, fundamos o sindicato, com a luta maior e a atuação política e jurídica”, comenta o atual Coordenador Geral do Sintesam, Francisco Viana, que também é um dos fundadores da entidade.

A FASUBRA, no VI Congresso Nacional, deliberou a organização sindical por ramo de atividade por entender ser a mais justa. “A Diretoria anterior da ASSUA [Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas], seguindo a orientação e decisão congressual da FASUBRA, realizou em vários setores da Universidade a discussão da necessidade de criarmos um sindicato. No período de 19 a 21 de outubro de 1989, realizou-se o I Congresso dos Servidores da Universidade do Amazonas, no qual foi aprovada e posteriormente reafirmada em assembleia de categoria a criação do sindicato”, dizia o texto de convocação para a Assembleia de Fundação do Sintesam, acompanhado de dizeres como “Não fique só” e “Chegou o dia”.

A primeira Diretoria provisória foi formada pela única chapa apresentada na Assembleia Geral. Carlos Augusto Gomes de Almeida foi o primeiro presidente do Sintesam, acompanhado do vice-presidente Ilton da Silva Pereira. Na Secretaria, foram eleitos Luiz Carlos Carvalho Sena, como Secretário Geral, e Maria Nilba Couto, como Primeira Secretária. Luciene Vasconcelos Reis ficou como Tesoureira Geral e Sebastião Carlos Cabral como Primeiro Tesoureiro. As demais pastas ficaram assim: Diretoria de Formação Sindical: Arminda Rachel Mourão. Diretor de Assuntos Intersindicais: Francisco Viana do Nascimento. Diretor de Imprensa e Comunicação:  Alôncio de Oliveira. Diretor de Administração, Patrimônio e Informática: Glaycon Chateaubriand da Silva. Diretor de Cultura, Esportes e Lazer: Antônio César Castro da Costa. Diretor de Assuntos Jurídicos: Aminadabe Pereira da Silva. Diretor de Assuntos do Trabalhador: Adamir de Melo Amaral.

Naquele mesmo ano, a Diretoria Executiva deu início ao processo de solicitação de filiação à FASUBRA. Vinte e oito anos depois, o sentimento de luta é o mesmo no sindicato. A entidade segue trabalhando na defesa pelos direitos dos trabalhadores em geral, focando na categoria representada por ele. “A melhor coisa que já fizemos foi ter criado o sindicato para fazer essa luta, porque até hoje nenhum benefício que tivemos foi por força dos próprios governos, sempre partiu e dependeu da luta dos trabalhadores. E o Sintesam, aqui no Amazonas, é a maior ferramenta que temos dentro da universidade em defesa dos direitos dos trabalhadores dessas instituições”, conclui Viana.  

O Sintesam é uma organização sindical representativa da categoria profissional dos trabalhadores ativos, aposentados, e pensionistas vinculados as Instituições de Ensino Superior do Estado do Amazonas, com base territorial no Estado do Amazonas. A finalidade precípua a união da categoria e a defesa dos direitos e interesses de seus sindicalizados em todas as esferas, inclusive judicial, a solidariedade, a participação na luta dos trabalhadores, a melhoria nas condições de vida e de trabalho de seus representados, a defesa da independência a autônoma da representação sindical, a promoção da organização sindical e a formação política de seus representados, a atuação em colaboração com os poderes públicos e as demais associações civis para a defesa de interesses difusos e ampliação dos direitos fundamentais da cidadania e das instituições democráticas. O Sintesam é filiado à Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil - Fasubra Sindical. 

Aqui você encontra os demostrativos financeiros referentes às receitas e despesas da Coordenação Executiva do Sintesam. Essas informações são prestadas pela Coordenação de Administração e Finanças junto de sua Assessoria Contábil.

As prestações de contas são produzidas e emitidas pelo Conselho Fiscal do sindicato e aprovadas em Assembleia Geral da categoria. Há outro espaço destinado a publicação das prestações de contas do sindicato.  

Basta clicar no mês desejado.

 

2014

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET  OUT  NOV DEZ

Gestão Sindical 2014-2017

Conselho Fiscal – Responsável por cumprir e fazer cumprir o presente estatuto; reunir-se para examinar os livros, registros e demais documentos pertinentes à escrituração contábil, mantidos pela Coordenação de Administração e Finanças, para aprová-lo em consonância com o orçamento do exercício respectivo; analisar e aprovar os balanços e balancetes mensais apresentados pela Coordenação Executiva, para encaminhamento e posterior aprovação da Assembléia Geral; Fiscalizar a aplicação das verbas do Sindicato utilizadas pela Coordenação Executiva; emitir parecer e sugerir medidas sobre qualquer atividade econômica, financeira e contábil da entidade; avaliar e aprovar o orçamento anual elaborado pela Coordenação Executiva, que será posteriormente submetido à Assembléia; aprovar reforços de valores solicitados pela Coordenação Executiva que forem necessários para as boas atividades da entidade;

TITULARES

Hélio Braz da Silva (UEA)

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Cristhiane Martins Lima (UFAM)

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

José Nilton Pereira da Silva (UFAM)

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

SUPLENTES

Maria Cleide Sanches Braga (UFAM)

 

João da Silva Araújo (UFAM)

Erika Miranda Maciel (UFAM)

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Gestão Sindical 2017-2020

 

Coordenação Geral – Responsável por representar e implementar a política sindical traçada pela categoria, além do relacionamento com as entidades do movimento popular e sindical.

 

Francisco Viana do Nascimento

(92) 99276-5863

 

Neusa de Oliveira Soares

(92) 99256-4532

 

Coordenação de Administração e Finanças – Responsável pelo orçamento anual e implementar sua execução; pela administração dos valores, tesouraria, pelos convênios, pela documentação e pelos recursos materiais e humanos, inclusive pelo patrimônio e secretaria.

 

Ana Grijó dos Santos

(92) 99173-5687

 

Rosemeiry Ferreira Pereira

(92) 99101-2907

 

Coordenação de Formação e Comunicação - Elabora os programas de formação política e sindical para a categoria, e implementar a política de educação do sindicato.

 

João da Silva Araújo

(92) 99263-9374

 

Greice de Araújo Pinho

(92) 99312-0390

 

Coordenação Jurídica e Relação de Trabalho - Organizar e manter os serviços de assistência jurídica e assessoria para a Coordenação Executiva do Sindicato.

 

Luiz Carlos Bonates de Oliveira (UFAM)

(92) 99267-7630

  

Coordenação de Aposentados e Pensionistas – Elabora e implementa as políticas de saúde do Sindicato, o que inclui melhoria das condições de trabalho, saúde ocupacional e as lutas pela implantação do Sistema Único de Saúde, bem como é responsável pela política de integração dos aposentados e pensionistas.

 

Geider Simões de Lemos

(92) 99994-8467

 

Maria Eneida Soares Baraúna

(92) 99198-4954

 

Coordenação de Saúde do Trabalhador – Elabora e implementa as políticas de saúde do sindicato, o que inclui melhoria das condições de trabalho, saúde ocupacional e as lutas pela implantação do Sistema Único de Saúde.

 

Cosme Vitor da Silva Neto

 

Carla Andreia de Lima Guimarães

(92) 99323-4217

 

Suplente

 

Roné Soares de Souza

 

 

Nesse espaço você poderá acessar a ficha de sindicalização do Sintesam. Baixe o arquivo. Após preenchê-la e assiná-la é necessário remetê-la ao sindicato.

Em caso de estar fora da sede do Sintesam (Manaus) basta encaminhar para o endereço: Rua Francisco José Furtado, 9 - São Francisco, Manaus - AM, CEP 69079-200.

É possivel remeter a ficha de filiação pela via eletrõnica (digitalizada) usando o endereço eletrônico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Este espaço tem com o objetivo informar os serviços oferecidos pela secretaria do SINTESAM, tais como: jurídico, administrativo, financeiro, formação sindical e saúde do trabalhador. Ressaltamos que esta ferramenta tem total comprometimento em responder todos os questionamentos, críticas e sugestões, resguardando a integridade dos sindicalizados.

 

Consulte nossas secretárias:

 

Ennas Barreto

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Altair Tavares

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Ou pelos telefones:

(92) 99268-9282

(92) 3663-1232

Baixe uma cópia do Estatuto do Sintesam

Pagina 1 de 2

Compartilhe